Cordeiro comemora sucesso do Projeto Roda-Hans
Cordeiro comemora sucesso do Projeto Roda-Hans
Mais de 200 pessoas receberam atendimentos e informações
IMPRENSA CORDEIRO – CIDADE EXPOSIÇÃO
Oferecido gratuitamente no Parque de Exposições Raul Veiga, quinta e sexta da semana passada, 12 e 13 de setembro, o Projeto Roda-Hans foi considerado um sucesso pela Secretaria de Saúde de Cordeiro, que conquistou a parceria junto ao Ministério da Saúde e teve a participação indispensável da Secretaria de Estado de Saúde, que desenvolve ações essenciais ao combate da hanseníase.
Numa infraestrutura invejável, com cinco consultórios e um laboratório, algo que impressionou as autoridades da região que visitaram o veículo, a Carreta da Saúde Roda-Hans abrigou dezenas de atendimentos dermatológicos, executados por profissionais altamente gabaritados e que são referência nacional em hanseníase. Auxiliados pelos demais agentes de saúde, eles ratificaram a excelência do projeto e receberam muitos elogios dos pacientes que foram avaliados nos dois dias.
Além dos atendimentos ao público, o Roda-Hans fortaleceu as coordenações municipais de saúde no enfrentamento à hanseníase através da capacitação dos profissionais das cidades envolvidas no projeto, que pela primeira vez esteve no interior fluminense e atendeu aos moradores de Cordeiro, Cantagalo, Duas Barras, Macuco, São Sebastião do Alto, Santa Maria Madalena e Trajano de Moraes.
A Secretaria de Saúde de Cordeiro aproveitou a grandeza do projeto e agregou outros atendimentos importantes, como vacinação, aferição de glicemia e pressão arterial e testes rápidos para detecção de sífilis, hepatite e HIV. O ônibus do Hospital Oftalmológico Santa Beatriz também fez exames gratuitos. Na quinta-feira foram 103 atendimentos de detecção de hanseníase no total, dos quais cinco contatos foram avaliados, dois pós-tratamento examinados e três casos notificados pelos 23 profissionais, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, dentistas e farmacêuticos.
No dia seguinte, houve mais 117 atendimentos, com a detecção de um caso novo, quatro pós-tratamentos avaliados e uma biópsia de outro diagnóstico encaminhada para o Hospital do Fundão, no Rio de Janeiro. Tudo isso alicerçado pela atuação de outros 18 profissionais de saúde. Vale lembrar que cada paciente diagnosticado seguirá recebendo acompanhamento médico especializado.
Tanto o prefeito Luciano Batatinha quanto a vice Maria Helena estiveram ao lado da secretária de Saúde Vânia Huguenin acompanhando o projeto e aprovaram a ação. “A iniciativa de trazer a Carreta Roda-Hans a Cordeiro superou a expectativa. Agradeço ao Ministério da Saúde, à Secretaria Estadual de Saúde e a todos os profissionais que tornaram possível esse trabalho tão importante”, declarou Vânia.
TEXTO - RICARDO VIEIRA / FOTOS - CÍCERO MARRA