Peça teatral auxilia na conscientização sobre hanseníase em Cordeiro
Peça teatral auxilia na conscientização sobre hanseníase em Cordeiro
Ligados ao Morhan, artistas do Teatro Bacurau deram um show
IMPRENSA CORDEIRO – CIDADE EXPOSIÇÃO
Além das consultas dermatológicas gratuitas e do ótimo trabalho de disseminação de informações sobre a hanseníase oferecidos pela passagem da Carreta Roda-Hans por Cordeiro, a atuação do Morhan (Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas Pela Hanseníase) também foi bastante eficaz no alerta sobre o tema.
Tendo suas atividades voltadas à eliminação do preconceito e do estigma em torno da hanseníase, conscientizando a população de que se trata de uma doença com tratamento e cura, o Morhan também integrou a programação da Carreta Roda-Hans. A palestra ministrada pela coordenadora do Departamento de Cultura do Morhan, Suerli Costa, foi adornada pela atuação brilhante do Teatro Bacurau.
Construídos com sutileza e talento pelos excelentes atores Brenda Menezes e Jorge Garcia, os personagens Pirinélia e Eternilton são dois palhaços que utilizam uma linguagem lúdica e compreensível para desconstruir possíveis traumas e estigmas da hanseníase. Após a palestra apresentando sinais, sintomas, transmissão, tratamento e cura da doença, os dois atores vestem os personagens para elucidar com alegria e bom humor para a plateia composta de estudantes e pessoas da comunidade.
“É preciso enfrentar o preconceito e utilizamos essa leveza e criatividade também para que as pessoas se transformem em multiplicadoras das informações que oferecemos nas entrelinhas sobre a doença. Nosso projeto mobiliza a sociedade, sobretudo crianças e adolescentes, nesse trabalho de conscientização”, expôs Brenda.
TEXTO/FOTOS - RICARDO VIEIRA