Educação cordeirense continua investindo nas formações
Educação cordeirense continua investindo nas formações
Capacitações e discussões de temas norteiam trabalho dos profissionais
IMPRENSA CORDEIRO/CIDADE EXPOSIÇÃO
Segundo Telma Macedo, secretária de Educação de Cordeiro, uma coisa da qual ela não abre mão é investir na formação. Isso tem sido uma espécie de norteador do trabalho de sua equipe, o que se confirma pela recente reunião de professores do Ensino Fundamental Anos Finais visando à Elaboração das Diretrizes Curriculares 2020.
Estudos apontam que a versão final da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) adotou um conceito de desenvolvimento de competências como fundamento pedagógico, indicando o que os alunos devem saber e fazer considerando a mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores. Dessa forma, eles poderão resolver demandas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.
Sendo assim, os encontros foram realizados em três dias diferentes, todos no mês de novembro, e subdivididos em áreas de conhecimento. Dia 5 foi a vez da Língua Portuguesa, Inglês e Artes. O dia 13 foi reservado à Matemática e às Ciências, enquanto que em 19/11 os temas foram História, Geografia, Educação Física e Ensino Religioso
Coordenadora do segmento, Nathalya Mourão acredita que a implementação da BNCC representa uma missão complexa para as escolas, na medida em que estabelece prioridades, entre elas a formação inicial e continuada de professores, a atualização dos livros didáticos e a adaptação dos currículos escolares às novas diretrizes. “Nessa fase de transição precisamos lidar com as mudanças em todos os aspectos. Elas são graduais e não podem romper o que foi conquistado com o modelo atual”, defende Nathalya.
Aproveitando o momento, a secretária Telma Macedo reforçou sua opinião. Segundo ela, a escola está inserida na sociedade e, portanto, é muito importante que haja um diálogo estreito e contínuo entre o ensino e a aprendizagem. “Nosso intuito é fazer com que esse processo se torne realmente interessante e desafiador”, expôs.
TEXTO - RICARDO VIEIRA / FOTOS - DIVULGAÇÃO