Comunidade da Pena participa de festa de confraternização do CRAS
Comunidade da Pena participa de festa de confraternização do CRAS
Evento contou com apoio da Secretaria de Assistência Social
IMPRENSA CORDEIRO/CIDADE EXPOSIÇÃO
A segunda-feira, dia 09, foi de festa para a comunidade da Pena, Zona Rural do município de Cordeiro. Por iniciativa da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, aconteceu o encontro de encerramento das atividades de 2019 do CRAS Itinerante, numa demonstração de respeito e apreço pelos moradores daquela região.
Os festejos, prestigiados pelo subsecretário de Assistência Social, Marcelo Correia, contaram com a participação dos usuários atendidos e acompanhados pelo CRAS Lavrinhas. A parceria da Secretaria de Educação disponibilizou o local da festa e os servidores da Escola Estadual Municipalizada José dos Santos na organização.
Dentre as atrações, destaque para o bazar gratuito de roupas, calçados, brinquedos e livros, idealizado pela própria comunidade ao receber doações. Além disso, quanto à parte de interação, foi realizada uma roda de conversa entre usuários e profissionais da Assistência Social falando dos avanços em 2019. A exposição da diretora da escola, Xausa Helena, também mereceu a atenção dos participantes.
Atendimento especializado; participação do setor do Cadastro Único; CREAS; oferta de brinquedos e recreação; projeto social ‘Belinha e sua Malinha’, desenvolvido pela educadora e atriz Maria Cybele Toledo; passeios; e atendimento com benefícios eventuais foram algumas das ações realizadas ao longo do ano.
Outro ponto importante foram as discussões das propostas para 2020. Profissionais e usuários elaboraram ideias e traçaram metas de atividades que poderão ser implementadas, entre as quais oficinas nos moldes dos ‘workshops’. O intuito é aumentar os conhecimentos e a qualificação dos munícipes da Zona Rural. A criançada também não será esquecida, pois novos passeios também constam do plano.
Por fim, também houve atendimento individualizado da equipe multidisciplinar do CRAS, com a assistente social Vera Patuelli e a psicóloga Natália Estebanez, que ouviram as diversas demandas dos usuários sobre benefícios eventuais, como as cestas básicas. Como de praxe, um delicioso lanche foi servido a todos ao final da festa.
TEXTO - RICARDO VIEIRA / FOTOS - DIVULGAÇÃO