Secretário cordeirense se reúne com diretores da CEDAE
Secretário cordeirense se reúne com diretores da CEDAE
Dirigente do Meio Ambiente expõe demandas do abastecimento de água
IMPRENSA CORDEIRO/CIDADE EXPOSIÇÃO
O secretário de Meio Ambiente de Cordeiro, ambientalista Amarildo Lanes, prometeu mobilizar esforços para dar uma resposta à população sobre o abastecimento de água no município. Cumprindo o prometido, Lanes se reuniu esta semana, na capital fluminense, com a diretoria da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (CEDAE).
No encontro com o presidente Hélio Cabral e o diretor de Interior Carlos Henrique Coelho, o secretário cordeirense entregou a ambos um Estudo de Diagnóstico da Área de Contribuição do Sistema Integrado e apresentou as demandas oriundas da Audiência Pública que abordou o tema no dia 13 de novembro, na Câmara Municipal.
Acompanhado do vereador Pablo Sergio – que mostrou boa relação com as autoridades da CEDAE e contribuiu com a iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente –, Amarildo Lanes também expôs problemas pontuais do Sistema Integrado de Abastecimento Cordeiro/Cantagalo/Monnerat. “É preciso estudar a área de contribuição e a urgência da ampliação desse sistema para priorizarmos o abastecimento e o consumo humano, especialmente durante os períodos de estiagem”, diagnosticou Lanes.
Representando a instituição estadual, o diretor de Interior da CEDAE afirmou que está sendo implantando no citado Sistema Cordeiro/Cantagalo/Monnerat um projeto piloto com a medição online na captação e na vazão. O objetivo é monitorar e rastrear possíveis perdas. Quanto ao projeto de ampliação, o diretor declarou que será feito, através de processo licitatório, o Estudo de Viabilidade e Concepção.
Além dos dirigentes estaduais, secretário e vereador cordeirenses, estiveram no encontro a engenheira agrônoma Carina Soares, representando a Secretaria de Meio Ambiente de Cantagalo; o deputado estadual Bruno Dauaire; o secretário de Estado das Cidades Juarez Fialho; e a sua assessora Gabrielle Damasceno. Antes do fim, Amarildo Lanes destacou que as autoridades de Duas Barras, Cantagalo e Macuco se uniram à Secretaria de Meio Ambiente de Cordeiro em busca de soluções para a crise hídrica.
Aproveitando o momento, o vereador Pablo Sérgio pediu à diretoria da CEDAE que providenciasse um caminhão-pipa para ficar permanentemente na Agência Cordeiro. O diretor Carlos Henrique respondeu que essa é uma demanda que aguarda licitação. Por fim, o deputado Bruno Dauaire e o secretário Juarez Fialho demonstraram apoio à causa para acompanhar as resoluções e os obstáculos que possam surgir.
TEXTO - RICARDO VIEIRA / FOTOS - DIVULGAÇÃO