Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa acontece em maio
Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa acontece em maio
Informação foi repassada pela Secretaria de Estado de Agricultura
IMPRENSA CORDEIRO/CIDADE EXPOSIÇÃO
O município de Cordeiro recebeu um ofício da Superintendência de Defesa Agropecuária, órgão da Secretaria de Estado de Agricultura, alertando sobre o Plano Estratégico de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa. Nas etapas anteriores, o índice vacinal no estado ficou abaixo do preconizado pelo Ministério da Agricultura (90%).
“Se não melhorarmos o desempenho, poderemos não obter o reconhecimento como livre de febre aftosa sem vacinação, resultando em prejuízo para todos os produtores rurais e para a economia do estado e municípios, visto que enfrentaremos severas restrições no trânsito de animais vivos e na comercialização de produtos e subprodutos de origem animal”, alertou o superintendente Paulo Henrique Moraes.
Embora em alguns municípios não houvesse um bom desempenho nas etapas anteriores, o resultado oficial na Etapa de Novembro de 2019 em Cordeiro foi bastante positivo, apontando para um índice de vacinação satisfatório do rebanho bovino/bubalino, quando foram alcançados 94,22%.
Esse ano, a 1ª Etapa de Vacinação teve início em maio. Deverão ser vacinados todos os bovinos e bubalinos do território fluminense. Embora o mundo enfrente a pandemia do Corona Vírus, é preciso prosseguir com as ações programadas, realizando a vacinação dos rebanhos e utilizando os meios disponíveis para alcançar o índice preconizado. Para isso, é fundamental o apoio do Poder Público e dos pecuaristas.
Observando as recomendações do Ministério da Saúde, todas as medidas de segurança e prevenção deverão ser adotadas, com os produtores tomando os devidos cuidados para que a vacinação ocorra satisfatoriamente, sem colocar em risco a saúde dos próprios produtores rurais, dos servidores do serviço veterinário oficial e de todos os envolvidos na Campanha de Vacinação contra a Aftosa.
Para facilitar o Registro de Vacinações, excepcionalmente nesta etapa, será permitido ao pecuarista fazer o lançamento da Declaração de Vacinação no sistema informatizado utilizado pelo estado, o SIAPEC (Sistema Integração Agropecuária). Caso haja dificuldade, o produtor poderá enviar por e-mail, aos Núcleos de Defesa Agropecuária, a cópia digitalizada ou foto do Formulário de Declaração preenchido e Nota Fiscal. Também há a possibilidade de enviar pelo WatsApp (21) 98605-1198.
TEXTO - RICARDO VIEIRA / FOTOS - REPRODUÇÃO INTERNET