Prefeitura de Cordeiro-RJ

Dia 18 de Maio não pode ser esquecido jamais

Dia 18 de Maio não pode ser esquecido jamais

Campanha Contra Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

IMPRENSA CORDEIRO/CIDADE EXPOSIÇÃO

Uma data importante para a conscientização da população esse ano não poderá contar com suas tradicionais manifestações. O dia 18 de Maio é sempre marcado por mobilizações que mostram à sociedade a necessidade de espalhar informações que garantam o Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Em 2020, diante do isolamento social, por conta da pandemia do Corona Vírus, no lugar das tradicionais passeatas ‘Faça Bonito’, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Cordeiro apenas fez menção à data para relembrar as ações de destaque dos anos anteriores, cuja participação maciça garantiu o repasse da mensagem.

Uma panfletagem bastante abrangente aconteceu em 2017, quando o material educativo sobre o tema foi distribuído nos semáforos da Cidade Exposição. Já em 2018 uma grande passeata ganhou as ruas de Cordeiro. Crianças, jovens, educadores e lideranças públicas atuaram para estimular, sensibilizar, informar e convocar a sociedade a defender os direitos sexuais de crianças e adolescentes.

O prefeito Luciano Batatinha é entusiasta do evento e sempre ratifica a missão do poder público em abraçar a causa de crianças e adolescentes, especialmente das vítimas. “É preciso denunciar. Geralmente as vítimas são ameaçadas, mas o serviço é sigiloso e essa atitude pode salvar uma criança. Façamos nossa parte”, orientou.

No ano passado, seguindo o sucesso do ano de 2018, a 2ª Passeata da Cidadania ‘Faça Bonito contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes’ mais uma vez contou com a participação de centenas de pessoas, que portando cartazes e faixas despertaram a atenção e a conscientização da população.

A Assistência Social sabe da importância do tema e atua para evidenciar que a atitude pode contribuir para diminuir os índices de violência, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em todo país. E a melhor maneira de combater a violência sexual é a prevenção. No entanto, o combate exige que os casos sejam denunciados. Quem toma ciência de casos de violência sexual infantil deve ligar imediatamente ao Disque Denúncia Nacional pelo número 100.

Protejam as crianças e adolescentes! Faça Bonito! Denuncie! Campanha da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Cordeiro, que repassa os números de atendimento do município: Conselho Tutelar: 2551-1906; Delegacia de Polícia: 2551-0255; Emergência: 190; CMDCA: 2551-0333.

TEXTO - RICARDO VIEIRA / FOTOS - CÍCERO MARRA (ANO 2018)

 

http://cordeiro.rj.gov.br/arquivos/2020-05-19/foto_01.jpghttp://cordeiro.rj.gov.br/arquivos/2020-05-19/foto_02.jpghttp://cordeiro.rj.gov.br/arquivos/2020-05-19/foto_03.jpg