Festival Cordeiro Música em Casa é um sucesso
Festival Cordeiro Música em Casa é um sucesso
Projeto leva ‘lives’ ao público e abre espaço para artistas locais
IMPRENSA CORDEIRO/CIDADE EXPOSIÇÃO
Cordeiro continua merecendo a insígnia de ‘Celeiro de Artistas’, pois é incontestável a renovação ocorrida a cada ano em quantidade e qualidade no meio artístico, ainda mais no segmento musical, com o surgimento de novos talentos em seus diversos estilos musicais, que fica evidente na Tenda Cultural, durante a Expo-Cordeiro.
Porém, com a recomendação das autoridades de saúde para as pessoas evitarem as aglomerações, em virtude da pandemia de Corona Vírus, houve a paralisação dos shows, fazendo da classe musical uma das mais prejudicadas financeiramente. Sem as apresentações, é praticamente impossível aos artistas ganharem o pão de cada dia, já que a maioria deles sobrevive exatamente dos cachês das apresentações ao vivo.
Pensando nisso, as secretarias de Turismo e Cultura da Prefeitura de Cordeiro idealizaram o projeto Festival Cordeiro Música em Casa, que consiste na realização de lives transmitidas em tempo real nas redes sociais Facebook, Instagram e You Tube. Além de proporcionar entretenimento ao grande público durante o isolamento social, o projeto auxilia financeiramente os músicos cordeirenses, momentaneamente impedidos de exibir sua arte diante da paralisação das atividades.
Visando dar qualidade ao que seria exibido, a estrutura foi estrategicamente pensada e montada no Centro Cultural Ione Pecly. Com isso, não foram somente cantores, músicos e produtores os únicos beneficiados. Profissionais de sonorização, iluminação, cenário, decoração, roteiristas, locutores, câmeras, empresa de marketing visual, artes gráficas e operadores de transmissão em plataformas também ganharam a oportunidade de desenvolver seus trabalhos remunerados pelo projeto.
Além do cachê oferecido pela Administração Municipal para até 15 músicos por semana, foi disponibilizado espaço exclusivo para divulgação da marca de seus patrocinadores durante as apresentações, os expectadores têm à disposição um ‘QR Code’ para contribuir com os artistas através de depósito bancário e há campanhas de arrecadação de alimentos, que serão doados às instituições de caridade. “O prefeito está muito feliz em auxiliar nossos músicos”, diz o secretário de Turismo Fabrício Barros.
A iniciativa ganhou elogios até da secretária de Estado de Cultura, Danielle Barros. Ela ligou para o secretário de Cultura cordeirense Zica Medeiros destacando o sucesso das ‘Music Lives’ e ele agradeceu, dizendo que isso é a certeza de estar no caminho certo. “Dividimos o êxito com os músicos cordeirenses, as estrelas do projeto, e equipe envolvida. Em plena quarentena a música nos proporciona lazer, cultura e ainda arrecada alimentos. Nossa gratidão a todos e ao prefeito pelo apoio”, disse Zica.
TEXTO - RICARDO VIEIRA / FOTOS - CÍCERO MARRA