Prefeitura de Cordeiro-RJ

Secretaria de Educação fará nova entrega de alimentos em Cordeiro

Secretaria de Educação fará nova entrega de alimentos em Cordeiro

Beneficiários da vez serão os pequenos estudantes das creches municipais

IMPRENSA CORDEIRO/CIDADE EXPOSIÇÃO

Reafirmando o compromisso da Secretaria de Educação de Cordeiro em beneficiar os estudantes da Rede Municipal de Ensino, a secretária Telma Macedo confirmou uma nova etapa de preparação e entrega de alimentos perecíveis contidos nos estoques das Unidades Escolares, assim como já havia acontecido anteriormente.

Em maio, a Educação Cordeirense repassou os gêneros alimentícios aos alunos numa ação denominada ‘Sacola de Merenda Escolar’, cuja iniciativa atendeu a todos os 2.311 estudantes da Rede Municipal. A entrega foi feita entre os dias 7 e 9 do mês passado, com pais e responsáveis comparecendo às escolas para a retirada das sacolas, sendo que o procedimento de entrega obedeceu todas as medidas de segurança e saúde.

Em junho haverá nova distribuição, dessa vez para contemplar apenas os alunos da ‘Modalidade Creche’. A decisão desse repasse de alimentos foi possível após autorização do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Em reunião com técnicos da instituição, em 15 de maio, servidores do Setor de Nutrição Escolar souberam como proceder quando o estoque não atende a totalidade dos alunos e sobre a possibilidade de distribuição a apenas uma modalidade de ensino, como comprova a nota técnica assinada pela nutricionista Kênea Moreira.

Nessa etapa serão distribuídos gêneros perecíveis (carnes) e itens de uso exclusivo das creches, como farinha de arroz e pó para vitaminas, todos presentes nos estoque das Unidades Escolares. Por não haver grandes quantidades, a Nutrição Escolar optou pela distribuição apenas aos frequentadores das creches. No total, 281 alunos dos quatro educandários municipais, creches Casarão, Padre Antonio Claret, Santa Mônica e Rita Cabral Pinto serão atendidos com os alimentos.

A ‘Sacola de Merenda Escolar’ foi uma solução da Secretaria de Educação e Conselho de Alimentação Escolar para suprir a necessidade dos alunos, além de utilizar os alimentos estocados nas despensas das escolas. Do mesmo modo da entrega passada, somente o responsável deverá fazer a retirada, exatamente para evitar aglomerações. A orientação aos responsáveis é para que utilizem máscara, seguindo os protocolos do decreto municipal. Os profissionais envolvidos na entrega utilizarão luvas e máscaras.

Vale ressaltar que todo o processo de montagem das sacolas também segue todas as normas sanitárias. Além dos gêneros alimentícios, o aluno receberá informações sobre a correta higienização das embalagens. A distribuição dos alimentos é autorizada pela resolução 002/2020 do FNDE e todo o processo previamente acompanhado pelo Conselho de Alimentação Escolar de Cordeiro.

TEXTO - RICARDO VIEIRA / FOTOS - EDUCAÇÃO CORDEIRENSE

 

http://cordeiro.rj.gov.br/arquivos/2020-06-05/foto_01.jpghttp://cordeiro.rj.gov.br/arquivos/2020-06-05/foto_02.jpg