Agentes de Endemia atuam na Zona Rural de Cordeiro
Agentes de Endemia atuam na Zona Rural de Cordeiro
Ações mantêm a prevenção contra mosquito da Dengue
IMPRENSA CORDEIRO/CIDADE EXPOSIÇÃO
Em meio à pandemia, com todas as prioridades voltadas ao controle dos casos de Corona Vírus, a Secretaria de Saúde de Cordeiro tem mantido a atenção a outros serviços também considerados de suma importância para a população, como é o caso do controle de arboviroses como Dengue, Zika Vírus, Chikungunya e Febre Amarela.
A secretária Vânia Huguenin esclareceu que todos os trabalhos realizados pelos agentes de Endemia têm sido mantidos de forma ininterrupta e vêm ocorrendo com a mesma periodicidade adotada antes da pandemia. Até porque o combate ao mosquito Aedes Aegypti precisa ser intenso, especialmente porque as enfermidades transmitidas por esse vetor também são bastante preocupantes e requerem todos os cuidados.
Coordenador do Serviço de Combate à Dengue em Cordeiro, Glaucio Claudio confirma que aproximadamente 300 imóveis continuam sendo visitados diariamente pelos profissionais de saúde. Ele pede que os munícipes se conscientizem e continuem fazendo sua parte. “A prevenção ao mosquito continua. Mantendo as casas bem cuidadas e limpas, evitando o acúmulo de água parada e acondicionando o lixo doméstico de forma correta são atitudes essenciais”, confirmou o agente cordeirense.
Todas as ações ocorrem com responsabilidade e as medidas de segurança e prevenção são mantidas, como a utilização de máscaras e a correta higienização das mãos pelos servidores. Portanto, os moradores podem e devem abrir suas residências para as visitas periódicas dos agentes, que recentemente estiveram monitorando a Zona Rural de Cordeiro, onde foram dispostas armadilhas para conter o mosquito e realizada campanha de educação sanitária e ambiental visando conscientizar os moradores.
“O monitoramento e a análise das larvas que recolhemos em nossas visitações fazem parte de nosso planejamento e são fundamentais para controlarmos possíveis focos de vetores que transmitam diversas doenças. Isso é manter a qualidade de vida. Afinal, saúde, carinho e trabalho sério são nosso lema”, confirmou Glaucio Claudio.
TEXTO - RICARDO VIEIRA / FOTOS - DIVULGAÇÃO