Profissionais recebem esclarecimentos sobre o PDDE
Profissionais recebem esclarecimentos sobre o PDDE
Encontro reuniu gestores da área educacional de Cordeiro
IMPRENSA CORDEIRO/CIDADE EXPOSIÇÃO
Prestar esclarecimentos sobre a situação contábil, fiscal e de prestação de contas das Unidades Executoras quanto à aplicação das verbas do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola). Esse foi o objetivo do encontro realizado há duas semanas, reunindo gestores da Educação Cordeirense, iniciada pela secretária Telma Macedo, que abordou a situação do recadastramento do programa pelas Unidades Escolares de Cordeiro.
A secretária destacou que a regularização fiscal e contábil das Unidades Executoras precisa ser contínua e que o encontro serviria para os gestores conhecerem a situação dos trabalhos, incluindo a fase atual e os procedimentos para os próximos exercícios. Para isso, o representante da empresa Casa Serviços Contábeis e Administrativos LTDA, contratada especificamente para este fim, passou a expor os detalhes e medidas a serem adotados pelas escolas para evitar que ocorra a inaptidão.
Vladimir Pereira apresentou uma tabela contendo alguns valores referentes às escolas, falou sobre a suspensão do repasse em função da inaptidão e explicou passo a passo a situação fiscal e contábil de cada uma das Unidades Executoras. A boa notícia foi que, para este exercício, todas as declarações necessárias estão em dia graças ao trabalho de regularização feito pelos profissionais. Ele ainda enfatizou a necessidade de as escolas contarem com auxílio pontual de um contador para evitar que haja inaptidão.
Durante as exposições do contador, os representantes das Unidades Executoras sanaram suas dúvidas, todas prontamente respondidas, e ainda sugeriram à secretária de Educação que solicite à Prefeitura de Cordeiro a inclusão, através da LOA (Lei Orçamentária Anual), da contratação de uma empresa especializada em contabilidade para atender às Unidades Executoras em relação ao PDDE.
Representando o Setor de Prestação de Contas da Secretaria de Educação, Miriã Guimarães expôs a situação junto ao FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) sobre o envio das prestações de contas do PDDE; colocou os prazos de envio; a necessidade de as Unidades Executoras manterem as atas atualizadas junto ao Banco do Brasil (BB), para que o responsável faça a movimentação financeira; informou que o banco disponibiliza o gerenciador financeiro sem custo para as escolas; e reforçou a informação para as escolas assinarem os contratos das contas novas no BB.
Ao final do encontro, a secretária de Educação agradeceu a presença das representantes, inclusive da Escola Municipal Nelly de Rezende Maranhão – que está em processo de cadastramento – e da Escola Municipal Constança Soares Teixeira – que está iniciando a constituição de sua Unidade Executora.
TEXTO - RICARDO VIEIRA / FOTOS - CÍCERO MARRA