Secretaria de Educação incentiva a leitura em Cordeiro
Secretaria de Educação incentiva a leitura em Cordeiro
Foram adquiridas dezenas de livros didáticos para a Rede Municipal
IMPRENSA CORDEIRO/CIDADE EXPOSIÇÃO
Incentivar o hábito da leitura entre os estudantes da Rede Municipal de Ensino. Essa é a meta da Secretaria de Educação de Cordeiro, que investiu recentemente na aquisição de uma série de livros para garantir o desenvolvimento dos alunos através das linguagens oral e escrita, ampliar o vocabulário e aumentar os conhecimentos por meio da exposição das mais variadas e ricas formas de cultura.
Foram adquiridos 807 livros, dos quais 397 irão atender à Educação Infantil e 410 ao Ensino Fundamental. Dentre as obras analisadas, foram selecionadas aquelas que melhor atendem ao planejamento, levando em conta características peculiares como linguagem e escrita adequadas às faixa etárias, ilustrações e aspectos lúdicos, temas sobre cidadania, qualidade da encadernação, das gravuras e da grafia.
Todos os livros paradidáticos se adéquam às necessidades pedagógicas do Ensino Municipal, observados os Parâmetros Curriculares Nacionais estabelecidos pela Lei de Diretrizes e Base da Educação. A leitura paradidática desperta o prazer da leitura, faz brotar o ato de ler como forma de instrução e diversão e ainda reforça os sonhos e conhecimentos sobre temas como projetos pessoais, política, justiça, amor e paz.
Segundo a secretária Telma Macedo, tais investimentos vão ao encontro da popularização da leitura, cuja tarefa requer esforço contínuo, pois, mesmo no ambiente escolar, a leitura precisa ser estimulada pelo professor para que o aluno se insira no mundo das novas linguagens e vire um leitor crítico. A partir daí, ele se torna uma pessoa antenada e ciente de seus direitos à cidadania e realização social.
“Os livros escolhidos são de diversas editoras e autores, possuem temas variados e as informações neles contidas irão contribuir positivamente para a formação da personalidade dos alunos”, conclui Telma Macedo.
TEXTO - RICARDO VIEIRA / FOTOS - DIVULGAÇÃO