Prefeitura de Cordeiro-RJ

Representante do Ministério da Educação visita Cordeiro

Representante do Ministério da Educação visita Cordeiro

Técnica aborda Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério

ASSESSORIA DE IMPRENSA – PREFEITURA DE CORDEIRO

Ofertar qualidade de aprendizado à Rede Municipal de Ensino é o foco da Secretaria de Educação de Cordeiro, segundo o secretário Luiz Antônio Cavalheiro. Para isso ocorrer plenamente, ele e sua equipe mantêm um diálogo estreito e franco com os professores, levando em conta o fato de que são eles a mola mestra do ensino, o principal alicerce de sustentação para os estudantes cordeirenses obterem conhecimento.

Visando manter essa relação cordial, o secretário adota medidas importantes para valorizar a classe, como demonstrado na semana passada, com a visita de Cintia da Luz, avaliadora educacional técnica do Ministério da Educação (MEC), que expôs ao Poder Executivo a existência de acompanhamento, monitoramento e assessoria permanente da entidade sobre o Plano Municipal de Educação, em vigor desde 2015.

Contudo, há a necessidade de aperfeiçoar o plano e algumas mudanças estão sendo estudadas e serão apresentadas na Conferência Municipal de Educação, marcada para 2019. Segundo Cintia da Luz, para isso, uma equipe técnica promove estudo prévio e detalhado, gerando um relatório de monitoramento. “Esses profissionais enxergam as inconsistências, montam notas técnicas com respaldo legal e incluem justificativas com propostas de um novo texto. Mas tudo só pode ser efetivado após observação e aprovação ou não pelos membros da conferência” explicou claramente Cintia.

A técnica Cintia Luzz – cuja visita foi prestigiada pela Comissão de Educação da Câmara Municipal e por secretários do Governo – abordou outro tema importante: o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério de Cordeiro, outro alvo da Comissão Técnica instituída. O acompanhamento periódico culminará com uma minuta apresentada ao Poder Executivo e à categoria em momento oportuno, para que haja o estudo de um acordo bilateral sobre a readequação à realidade financeira do município.

Segundo Luiz Antônio, o trabalho da equipe técnica é fundamental e tem a responsabilidade de evidenciar os problemas que são comunicados a ele, que então repassa adiante. “Estamos buscando dados consistentes nos arquivos para que possamos expor e debater amplamente o tema, até porque trabalhamos com lisura, transparência e respeito aos profissionais, tanto que uma comissão de professores acompanha tudo de perto. A assessoria técnica do MEC nessa questão tem sido essencial”, disse.

Como o objetivo da Administração Municipal é promover um estudo detalhado que redunde na elaboração do Plano de Cargos e Salários do Funcionalismo, Cintia da Luz encerrou a reunião dizendo que se no Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério não consta os servidores de apoio, esses podem ser incluídos no novo plano. “Isso seria de responsabilidade do município, que tem autonomia suficiente para fazer essa escolha”, concluiu Cintia.

TEXTO - RICARDO VIEIRA / FOTOS - CÍCERO MARRA

 

http://www.cordeiro.rj.gov.br/arquivos/2017-10-31/2foto_01.jpghttp://www.cordeiro.rj.gov.br/arquivos/2017-10-31/2foto_02.jpghttp://www.cordeiro.rj.gov.br/arquivos/2017-10-31/1foto_03.jpghttp://www.cordeiro.rj.gov.br/arquivos/2017-10-31/foto_04.jpghttp://www.cordeiro.rj.gov.br/arquivos/2017-10-31/foto_05.jpghttp://www.cordeiro.rj.gov.br/arquivos/2017-10-31/foto_06.jpg