Saúde cordeirense viabiliza capacitação para enfermeiros
Saúde cordeirense viabiliza capacitação para enfermeiros
Assistência à gestação faz parte do aprendizado
IMPRENSA CORDEIRO/CIDADE EXPOSIÇÃO
Mais bem capacitados e informados, profissionais da Administração Pública aumentam o rendimento e atendem melhor e com mais eficiência a população de seu município. Seguindo esse pensamento, enfermeiros que atuam na Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Cordeiro estão adquirindo mais um novo aprendizado.
Ao viabilizar o Curso de Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância/AIDPI Neonatal, a saúde cordeirense garante que os seus profissionais evoluam naturalmente e se tornem cada vez mais habilitados a atuar numa das áreas cuja demanda é grande e requer conhecimento, responsabilidade e competência.
Esse novo aprendizado – do qual estão participando os enfermeiros Mayque Pessanha, Gabriela Badini e Lívia Werneck – trata de forma abrangente da assistência ao período compreendido desde a gestação até a idade de 2 meses de uma criança. O curso é ministrado por pediatras da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro e as aulas ocorrem na Sede da CIR-Serrana, em Nova Friburgo.
Durante a última década, a Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI) enfatizou de forma prioritária a redução da mortalidade por doenças infecciosas. Trata-se de uma estratégia adequada para contribuir com a diminuição da mortalidade infantil no contexto de transição epidemiológica atual.
Empolgados com o progresso do curso em questão e dedicados para aplicar na prática as teorias adquiridas, os enfermeiros cordeirenses comungam da mesma opinião. Segundo eles, incorporando componentes adicionais, como o neonatal, e reforçando sua aplicação para chegar a grupos da população mais difíceis de se alcançar, a expansão e o fortalecimento da AIDPI contribuirá para apoiar o avanço sustentado em todo país.
TEXTO - RICARDO VIEIRA / FOTOS - DIVULGAÇÃO